Carrinho abandonado na Black Friday: como resolver esse problema?

Publicado em 11 de novembro de 2019

Quem nunca desistiu de fazer uma compra minutos antes de finalizar? O abandono de carrinho é um dos desafios para os lojistas na Black Friday, já que 80% das compras iniciadas resultam em carrinho abandonado. Por isso, hoje vamos te apresentar os principais fatores que fazem seu cliente desistir da compra e como superar cada um deles.

1. Frete muito alto e prazo longo de entrega

O principal fator relacionado ao abandono de carrinho é o custo do frete. Um estudo do Baymard Institute identificou que os custos extras com frete ou taxas é o motivo número 1 para fazer com que o cliente desista da compra. Outro fator que desencoraja os consumidores é o prazo de entrega muito longo.

Portanto, avalie o valor do frete, busque novas transportadoras, organize sua equipe para agilizar a expedição dos pedidos e evitar atrasos. Além disso, oferecer frete grátis a partir de um valor mínimo de compra pode ser um atrativo para os clientes e ajuda a elevar o ticket médio.

2. Checkout complicado

Sabemos que para realizar um compra em muitas lojas virtuais é necessário criar uma conta. Entretanto, quando o checkout tem muitos passos e fica confuso para o cliente, o resultado pode ser um carrinho abandonado.

Ainda assim, é importantíssimo facilitar o cadastro e a navegação da sua loja para não perder clientes. Invista em UX (User experience), otimizando seu site para a experiência do usuário e priorize meios de pagamento com checkout transparente, ou seja, que não redirecionam para uma página fora do seu site.

Abandono de Carrinho

3. Traga seu cliente de volta

Ainda que o cliente desista da compra, nem tudo está perdido! A fim de recuperar os clientes de carrinho abandonado, invista em campanhas de remarketing e busque uma ferramenta para recuperação de carrinho por e-mail marketing ou notificações.

Essas estratégias podem ajudar a diminuir sua taxa de abandono de carrinho. Às vezes, um simples contato da loja com o cliente é o necessário para reconquista-lo.

Enfim, ainda que o carrinho abandonado seja uma realidade na Black Friday, agora você tem o conhecimento necessário para superar essa barreira ter melhores resultados no maior período de vendas do ano!

E-Commerce
Mercado
Por: Redação Eficaz
Publicado em 11 de novembro de 2019
Marilia - SP
Av. Hygino Muzi Filho, 529
Sala 140 A
+55 (14) 2105-0087
contato@eficazconsultoria.net.br
Barueri - SP
Calçada das Margaridas,
51 - Alphaville Comercial
+55 (11) 3185-4804
contato@eficazconsultoria.net.br